Colposcopia e Citologia

-
Dr. Luiz Alberto Jr.
-
Dra. Izabella Tabosa
Os exames
A colposcopia é um exame que serve para que o médico possa avaliar o trato genital inferior: a vulva, a vagina e o colo do útero.
Para fazer o exame, o profissional utiliza um aparelho com sistema de lentes de aumento chamado colposcópio, semelhante a um microscópio, e líquidos que, ao entrarem em contato com a mucosa que reveste a vagina e o colo do útero, evidenciam manchas que podem significar alterações muito iniciais.
Sem essas duas ferramentas, essas alterações poderiam passar despercebidas em um exame ginecológico simples.
O objetivo principal desses exames é detectar lesões no trato genital inferior, dentre as quais as mais importantes são aquelas causadas pelo Papilomavírus Humano, o HPV.
Algumas dessas lesões podem evoluir para o câncer de colo de útero (mais frequente), de vagina e de vulva. Daí sua importância.
A Citologia visa examinar as células coletadas do colo do útero para detectar o câncer nesta região ou alterações que possam estar associados ao desenvolvimento desse tipo de neoplasia (tumor), além de diagnosticar infecções, como HPV, Herpes e Candidíase.
Quem deve fazer o exame?
O exame pode ser realizado como parte de uma avaliação de rotina mais aprofundada e detalhada, mas é obrigatório para pacientes que tenham alterações celulares suspeitas ou indícios de lesões causadas pelo HPV no exame citológico, o famoso Papanicolau.